Leni Vasconcellos pegou sua experiência na África para realizar sua exposição na galeria Matéria Plástica Arte Contemporânea.
13 anos na África foi a inspiração da artista plástica Leni Vasconcellos para montar a exposição A boa notícia, que está em cartaz desde 19 de novembro na galeria Matéria Plástica Arte Contemporânea. Ao todo a mostra possui 16 pinturas e 9 desenhos que tem a cultura africana como temática, desde as simbologias religiosas até o colorido cotidiano.
“A pintura sempre foi algo que me acompanhou. Sempre gostei muito. Mas aguçou mais em mim quando comecei a viajar pelo mundo. Vivi 13 anos na África, primeiro em Camarões, depois, no Togo e, por último, em Benim. Lá percebi que a cultura africana tem tudo a ver com a cultura negra do Brasil. Lá há uma cultura yorubá muito forte, que também tem referências na nossa cultura. Ter tido a oportunidade de morar lá foi muito especial. Fez-me ver as minhas raízes de perto”, avalia, em entrevista ao Correio.
Encantada com a beleza africana e desolada da mídia falar apenas sobre os desastres, Leni teve a ideia de criar a exposição para trazer em suas pinturas o simbolismo presente nas roupas, no corpo, no modo de viver e na culinária africana, que se manifestam através de variações de cores, de ícones artísticos, religiosos e populares.
Os nove desenhos, a artista retrata as máscaras africanas, normalmente elaboradas em madeira e usadas em danças tradicionais. Leni identifica que retratar a cultura era importante para conhecer, ver e respeitar.
A exposição fica até dia 1° de fevereiro, porem Leni promove alguns eventos paralelos, como noite de poesia e de comidas típicas africanas. Entrada gratuita.
Fonte: Correio braziliense